Isso parece \u00f3bvio, mas voc\u00ea ficaria surpreso com o n\u00famero de pessoas que cometem esse erro. Antes de passar para dicas mais avan\u00e7adas, vamos deixar isso claro: Os perfis do Facebook s\u00e3o destinados a pessoas, enquanto as p\u00e1ginas do Facebook s\u00e3o destinadas \u00e0s empresas.<\/p>\n
A gerente de compromisso com o cliente da JetBlue, Laurie Meacham,\u00a0me disse uma vez, “as pessoas s\u00e3o nosso neg\u00f3cio e estar na m\u00eddia social \u00e9 apenas uma extens\u00e3o natural disso. N\u00e3o \u00e9 diferente das outras partes de uma empresa a\u00e9rea”.<\/p>\n
N\u00e3o importa qual for seu setor, nada poderia ser mais verdadeiro que isso.\u00a0O objetivo do Facebook \u00e9 interagir com seus clientes e visar o p\u00fablico que j\u00e1 est\u00e1 por l\u00e1.\u00a0(E considerando que o Facebook tem\u00a0pouco menos de dois bilh\u00f5es\u00a0de usu\u00e1rios ativos, \u00e9 prov\u00e1vel que eles estejam por l\u00e1).<\/p>\n
Ignorar coment\u00e1rios e intera\u00e7\u00f5es \u00e9 como dizer aos seus clientes. “n\u00e3o me importo com que voc\u00ea tem a dizer”.\u00a0Para evitar isso, comece garantindo que as op\u00e7\u00f5es de publica\u00e7\u00e3o desejadas para sua linha do tempo est\u00e3o ativadas. Embora algumas empresas permitam que usu\u00e1rios publiquem e deixe coment\u00e1rios em sua p\u00e1gina sem revis\u00e3o, outras preferem aprov\u00e1-las manualmente e outras n\u00e3o permitem publica\u00e7\u00f5es de forma alguma.<\/p>\n
Embora a escolha dependa s\u00f3 de voc\u00ea, recomendamos tratar sua p\u00e1gina como uma via de duas m\u00e3os, em vez de um canal para transmitir apenas suas opini\u00f5es.<\/p>\n
E se eles reclamarem?<\/p>\n
Voc\u00ea n\u00e3o pode impedir que as pessoas digam algo sobre sua marca, sejam coisas boas ou ruins.\u00a0O que voc\u00ea\u00a0pode<\/em>\u00a0<\/em>fazer \u00e9 responder com respeito e fornecer informa\u00e7\u00f5es \u00fateis. Responder n\u00e3o s\u00f3 mostra \u00e0s pessoas que voc\u00ea est\u00e1 preocupado com sua satisfa\u00e7\u00e3o, como tamb\u00e9m que voc\u00ea est\u00e1 envolvido. (Leia essa publica\u00e7\u00e3o\u00a0para obter mais dicas para dispersar a negatividade nas m\u00eddias sociais).<\/p>\n Ao colar um link em uma publica\u00e7\u00e3o do Facebook, os metadados dessa publica\u00e7\u00e3o (uma imagem e uma curta descri\u00e7\u00e3o) s\u00e3o extra\u00eddos imediatamente. Mas isso n\u00e3o significa que voc\u00ea deve apenas pressionar “Publicar”. Em vez disso, adicione alguma c\u00f3pia de publica\u00e7\u00e3o pertinente, como uma cita\u00e7\u00e3o ou estat\u00edstica do artigo que voc\u00ea est\u00e1 vinculando.\u00a0.<\/p>\n No passado, as imagens dominavam o feed de not\u00edcias. Mas as coisas mudaram e as imagens agora t\u00eam o pior alcance org\u00e2nico\u00a0de todos os tipos de publica\u00e7\u00f5es. O v\u00eddeo \u00e9 agora o melhor tipo de publica\u00e7\u00e3o para alcance org\u00e2nico, gra\u00e7as \u00e0 mais recente\u00a0mudan\u00e7a de estrat\u00e9gia do Facebook em dire\u00e7\u00e3o ao v\u00eddeo. N\u00f3s, na HubSpot, descobrimos que o melhor tipo de publica\u00e7\u00e3o para envolvimento s\u00e3o v\u00eddeos e publica\u00e7\u00f5es de link que cont\u00e9m uma imagem de visualiza\u00e7\u00e3o grande (484 x 252).<\/p>\n Em vez de insistir em um ou dois tipos de conte\u00fado, experimente um pouco mais.\u00a0Publique links com uma c\u00f3pia de uma palavra e outros com c\u00f3pias de v\u00e1rios par\u00e1grafos. Encontre o que funciona melhor para\u00a0seu<\/em>\u00a0p\u00fablico e lembre-se de que ele est\u00e1 sempre mudando, portanto teste permanentemente.<\/p>\n Repetindo, testar o tamanho da publica\u00e7\u00e3o \u00e9 a melhor maneira de medir o que seu p\u00fablico gosta.\u00a0O tamanho ideal das publica\u00e7\u00f5es na linha do tempo do Facebook varia de uma empresa para outra.\u00a0Para algumas, publica\u00e7\u00f5es mais longas e informativas no Facebook t\u00eam melhor desempenho. Para outras, como a BuzzFeed, as curtas funcionam perfeitamente.<\/p>\n Embora seja importante experimentar para ver o que gera melhor resposta do seu p\u00fablico, temos algo a dizer:\u00a0h\u00e1 alguma evid\u00eancia concreta de que publica\u00e7\u00f5es menores geram mais envolvimento.\u00a0Jeff Bullas descobriu\u00a0que publica\u00e7\u00f5es de marcas de varejo com menos que 80 caracteres recebem 66% mais envolvimento que publica\u00e7\u00f5es mais longas. Publica\u00e7\u00f5es especialmente concisas (1 a 40 caracteres) geram o maior envolvimento.<\/p>\n Imagens pixeladas, confusas, ou dif\u00edceis de ler n\u00e3o s\u00f3 frustrar\u00e3o os usu\u00e1rios, como tamb\u00e9m dar\u00e3o uma m\u00e1 reputa\u00e7\u00e3o a voc\u00ea.<\/p>\n4) N\u00e3o deixe as metadescri\u00e7\u00f5es como est\u00e3o.<\/h3>\n
5) N\u00e3o publique apenas fotos.<\/h3>\n
6) N\u00e3o crie publica\u00e7\u00f5es muito grandes.<\/h3>\n
7) N\u00e3o publique imagens de qualquer tamanho.<\/h3>\n