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{"id":2825,"date":"2016-05-03T17:20:42","date_gmt":"2016-05-03T17:20:42","guid":{"rendered":"http:\/\/sublimeweb.com.br\/?p=2825"},"modified":"2016-05-03T17:25:09","modified_gmt":"2016-05-03T17:25:09","slug":"treze-coisas-para-nao-fazer-no-facebook","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sublimeweb.com.br\/treze-coisas-para-nao-fazer-no-facebook\/","title":{"rendered":"TREZE COISAS PARA N\u00c3O FAZER NO FACEBOOK"},"content":{"rendered":"

Por Rodrigo Souto –\u00a0Gerente de Marketing da HubSpot no Brasil.<\/h4>\n

Treze erros para se evitar no Facebook<\/h2>\n

1) N\u00e3o crie um perfil em vez de uma p\u00e1gina para sua empresa.<\/h3>\n

Isso parece \u00f3bvio, mas voc\u00ea ficaria surpreso com o n\u00famero de pessoas que cometem esse erro. Antes de passar para dicas mais avan\u00e7adas, vamos deixar isso claro: Os perfis do Facebook s\u00e3o destinados a pessoas, enquanto as p\u00e1ginas do Facebook s\u00e3o destinadas \u00e0s empresas.<\/p>\n

2) N\u00e3o seja negligente ao monitorar as publica\u00e7\u00f5es ou coment\u00e1rios em sua p\u00e1gina.<\/h3>\n

A gerente de compromisso com o cliente da JetBlue, Laurie Meacham,\u00a0me disse uma vez, “as pessoas s\u00e3o nosso neg\u00f3cio e estar na m\u00eddia social \u00e9 apenas uma extens\u00e3o natural disso. N\u00e3o \u00e9 diferente das outras partes de uma empresa a\u00e9rea”.<\/p>\n

N\u00e3o importa qual for seu setor, nada poderia ser mais verdadeiro que isso.\u00a0O objetivo do Facebook \u00e9 interagir com seus clientes e visar o p\u00fablico que j\u00e1 est\u00e1 por l\u00e1.\u00a0(E considerando que o Facebook tem\u00a0pouco menos de dois bilh\u00f5es\u00a0de usu\u00e1rios ativos, \u00e9 prov\u00e1vel que eles estejam por l\u00e1).<\/p>\n

Ignorar coment\u00e1rios e intera\u00e7\u00f5es \u00e9 como dizer aos seus clientes. “n\u00e3o me importo com que voc\u00ea tem a dizer”.\u00a0Para evitar isso, comece garantindo que as op\u00e7\u00f5es de publica\u00e7\u00e3o desejadas para sua linha do tempo est\u00e3o ativadas. Embora algumas empresas permitam que usu\u00e1rios publiquem e deixe coment\u00e1rios em sua p\u00e1gina sem revis\u00e3o, outras preferem aprov\u00e1-las manualmente e outras n\u00e3o permitem publica\u00e7\u00f5es de forma alguma.<\/p>\n

Embora a escolha dependa s\u00f3 de voc\u00ea, recomendamos tratar sua p\u00e1gina como uma via de duas m\u00e3os, em vez de um canal para transmitir apenas suas opini\u00f5es.<\/p>\n

3) N\u00e3o ignore pontos negativos.<\/h3>\n

E se eles reclamarem?<\/p>\n

Voc\u00ea n\u00e3o pode impedir que as pessoas digam algo sobre sua marca, sejam coisas boas ou ruins.\u00a0O que voc\u00ea\u00a0pode<\/em>\u00a0<\/em>fazer \u00e9 responder com respeito e fornecer informa\u00e7\u00f5es \u00fateis. Responder n\u00e3o s\u00f3 mostra \u00e0s pessoas que voc\u00ea est\u00e1 preocupado com sua satisfa\u00e7\u00e3o, como tamb\u00e9m que voc\u00ea est\u00e1 envolvido. (Leia essa publica\u00e7\u00e3o\u00a0para obter mais dicas para dispersar a negatividade nas m\u00eddias sociais).<\/p>\n

4) N\u00e3o deixe as metadescri\u00e7\u00f5es como est\u00e3o.<\/h3>\n

Ao colar um link em uma publica\u00e7\u00e3o do Facebook, os metadados dessa publica\u00e7\u00e3o (uma imagem e uma curta descri\u00e7\u00e3o) s\u00e3o extra\u00eddos imediatamente. Mas isso n\u00e3o significa que voc\u00ea deve apenas pressionar “Publicar”. Em vez disso, adicione alguma c\u00f3pia de publica\u00e7\u00e3o pertinente, como uma cita\u00e7\u00e3o ou estat\u00edstica do artigo que voc\u00ea est\u00e1 vinculando.\u00a0.<\/p>\n

5) N\u00e3o publique apenas fotos.<\/h3>\n

No passado, as imagens dominavam o feed de not\u00edcias. Mas as coisas mudaram e as imagens agora t\u00eam o pior alcance org\u00e2nico\u00a0de todos os tipos de publica\u00e7\u00f5es. O v\u00eddeo \u00e9 agora o melhor tipo de publica\u00e7\u00e3o para alcance org\u00e2nico, gra\u00e7as \u00e0 mais recente\u00a0mudan\u00e7a de estrat\u00e9gia do Facebook em dire\u00e7\u00e3o ao v\u00eddeo. N\u00f3s, na HubSpot, descobrimos que o melhor tipo de publica\u00e7\u00e3o para envolvimento s\u00e3o v\u00eddeos e publica\u00e7\u00f5es de link que cont\u00e9m uma imagem de visualiza\u00e7\u00e3o grande (484 x 252).<\/p>\n

Em vez de insistir em um ou dois tipos de conte\u00fado, experimente um pouco mais.\u00a0Publique links com uma c\u00f3pia de uma palavra e outros com c\u00f3pias de v\u00e1rios par\u00e1grafos. Encontre o que funciona melhor para\u00a0seu<\/em>\u00a0p\u00fablico e lembre-se de que ele est\u00e1 sempre mudando, portanto teste permanentemente.<\/p>\n

6) N\u00e3o crie publica\u00e7\u00f5es muito grandes.<\/h3>\n

Repetindo, testar o tamanho da publica\u00e7\u00e3o \u00e9 a melhor maneira de medir o que seu p\u00fablico gosta.\u00a0O tamanho ideal das publica\u00e7\u00f5es na linha do tempo do Facebook varia de uma empresa para outra.\u00a0Para algumas, publica\u00e7\u00f5es mais longas e informativas no Facebook t\u00eam melhor desempenho. Para outras, como a BuzzFeed, as curtas funcionam perfeitamente.<\/p>\n

Embora seja importante experimentar para ver o que gera melhor resposta do seu p\u00fablico, temos algo a dizer:\u00a0h\u00e1 alguma evid\u00eancia concreta de que publica\u00e7\u00f5es menores geram mais envolvimento.\u00a0Jeff Bullas descobriu\u00a0que publica\u00e7\u00f5es de marcas de varejo com menos que 80 caracteres recebem 66% mais envolvimento que publica\u00e7\u00f5es mais longas. Publica\u00e7\u00f5es especialmente concisas (1 a 40 caracteres) geram o maior envolvimento.<\/p>\n

7) N\u00e3o publique imagens de qualquer tamanho.<\/h3>\n

Imagens pixeladas, confusas, ou dif\u00edceis de ler n\u00e3o s\u00f3 frustrar\u00e3o os usu\u00e1rios, como tamb\u00e9m dar\u00e3o uma m\u00e1 reputa\u00e7\u00e3o a voc\u00ea.<\/p>\n

O Facebook n\u00e3o tem s\u00f3 dimens\u00f5es de imagem espec\u00edficas<\/a> para fotos de perfil e fotos de capa. (Embora\u00a0elas tamb\u00e9m sejam importantes). Ele tamb\u00e9m tem dimens\u00f5es de imagem ideais para as imagens publicadas em sua linha do tempo, aquelas utilizadas em publica\u00e7\u00f5es patrocinadas, an\u00fancios na barra lateral e muito mais.<\/p>\n

8) N\u00e3o publique “iscas para clique”.<\/h3>\n

Ao vincular uma p\u00e1gina web em uma publica\u00e7\u00e3o no Facebook, o Facebook\u00a0agora examina\u00a0quanto tempo as pessoas passam nessa p\u00e1gina para medir sua utilidade. A li\u00e7\u00e3o? N\u00e3o publique t\u00edtulos que sejam “iscas para cliques” que n\u00e3o oferecem aquilo que prometem.<\/p>\n

Para determinar que tipo de conte\u00fado os usu\u00e1rios preferem ver em seus feeds de not\u00edcias,o Facebook conduziu uma pesquisa\u00a0e\u00a0revelou que 80% do tempo, as pessoas preferiam t\u00edtulos que as ajudavam a decidir se elas queriam ler o artigo completo antes de clicarem.<\/p>\n

Por isso, se voc\u00ea estiver procurando atender \u00e0s necessidades do seu p\u00fablico no Facebook, considere publicar links para artigos de blog claros e informativos. Quando o t\u00edtulo define a expectativa correta que um usu\u00e1rio tem com rela\u00e7\u00e3o ao conte\u00fado, \u00e9 mais f\u00e1cil para eles verem o valor em sua oferta e permanecerem na p\u00e1gina para ler o artigo. Quando isso n\u00e3o acontece, eles rejeitam a p\u00e1gina e o Facebook toma nota.<\/p>\n

9) N\u00e3o suponha que deva publicar apenas durante o hor\u00e1rio comercial.<\/h3>\n

Um\u00a0estudo da TrackMaven\u00a0descobriu que\u00a0publica\u00e7\u00f5es ap\u00f3s o expediente (17h00-01h00) obtinham 11% mais intera\u00e7\u00f5es que aquelas publicadas durante o dia (8h00-17h00).<\/strong>\u00a0Essas publica\u00e7\u00f5es ap\u00f3s o expediente tamb\u00e9m obtiveram 29% mais intera\u00e7\u00f5es que aquelas publicadas antes do trabalho (1h00 – 8h00).<\/p>\n

E os finais de semana? O estudo da TrackMaven descobriu que as publica\u00e7\u00f5es de domingo tiveram 25% mais curtidas, compartilhamentos e coment\u00e1rios que as publica\u00e7\u00f5es de quarta-feira, embora menos de 18% das publica\u00e7\u00f5es tenham sido feitas nos finais de semana.<\/p>\n

A li\u00e7\u00e3o aqui \u00e9 publicar em hor\u00e1rios variados, incluindo tardes, noites e fins de semana. Isso \u00e9 especialmente importante para empresas com p\u00fablicos internacionais, cujos f\u00e3s est\u00e3o acordados em diferentes hor\u00e1rios do dia.<\/p>\n

10) N\u00e3o publique com muita frequ\u00eancia (mas publique regularmente).<\/h3>\n

Sim, voc\u00ea deve publicar regularmente para manter seu p\u00fablico envolvido, mostrar que voc\u00ea est\u00e1 presente e prestando aten\u00e7\u00e3o e responder a perguntas e d\u00favidas.<\/p>\n

No entanto, o que voc\u00ea\u00a0n\u00e3o\u00a0<\/em>quer fazer \u00e9 sobrecarreg\u00e1-los com um monte de publica\u00e7\u00f5es.\u00a0Recentemente fizemos uma publica\u00e7\u00e3o de blog\u00a0resumindo a pesquisa que fizemos sobre a frequ\u00eancia que as empresas deveriam publicar no\u00a0Facebook<\/a>\u00a0(em Ingl\u00eas). Ela inclui refer\u00eancias de frequ\u00eancia de publica\u00e7\u00e3o por setor e empresa, baseando-se nos dados do Facebook de mais de 13.500 clientes.<\/p>\n

Descobrimos que: empresas que s\u00e3o seletivas com suas publica\u00e7\u00f5es (ou seja, investem seu tempo paracriar um n\u00famero menor de publica\u00e7\u00f5es de alta qualidade para\u00a0Facebook\u00a0em vez de muitas publica\u00e7\u00f5es para Facebook t\u00eam melhor desempenho.<\/p>\n

11) N\u00e3o se esque\u00e7a de experimentar com direcionamento e an\u00fancios.<\/h3>\n

Como resultado da\u00a0recusa recente na pesquisa org\u00e2nica no Facebook, muitas empresas est\u00e3o se voltando para a publicidade no Facebook para capturar a aten\u00e7\u00e3o de um p\u00fablico mais qualificado.\u00a0Com a publicidade no Facebook, \u00e9 poss\u00edvel visar pessoas que visitaram seu website, usaram seu aplicativo, ou se inscreveram em uma lista de e-mails. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode visar p\u00fablicos similares ou “parecidos”, ou configurar campanhas destinadas a obter curtidas em sua p\u00e1gina.<\/p>\n

Por\u00e9m, voc\u00ea n\u00e3o pode s\u00f3 jogar dinheiro na publicidade no Facebook e esperar que tudo funcione. Isso s\u00f3 ir\u00e1 funcionar se voc\u00ea for esperto, o que significa experimentar e ajustar seu plano de publicidade para descobrir o que funciona.<\/p>\n

12) N\u00e3o se esque\u00e7a de quais contas voc\u00ea est\u00e1 publicando.<\/h3>\n

O feed de not\u00edcias do Facebook ter\u00e1 basicamente a mesma apar\u00eancia se voc\u00ea estiver conectado com sua conta pessoal ou a conta da sua empresa, fazendo com que seja f\u00e1cil para os administradores de p\u00e1gina se esquecerem de qual est\u00e3o publicando.\u00a0Voc\u00ea n\u00e3o deve responder os coment\u00e1rios da sua conta pessoal quando quiser responder da conta da sua empresa e vice-versa.<\/p>\n

No entanto, a verdade \u00e9 que acidentes acontecem. De fato, uma vez, uma de minhas colegas publicou acidentalmente uma foto de sua barriga de gr\u00e1vida da conta do Twitter da HubSpot.<\/p>\n

13) N\u00e3o tenha v\u00e1rias contas do Facebook.<\/h3>\n

O conselho se aplica \u00e0s suas atividades pessoais e profissionais no Facebook.<\/p>\n

No lado pessoal, h\u00e1 dois motivos para n\u00e3o ter duas contas. A principal \u00e9 que o Facebook n\u00e3o permite que os usu\u00e1rios tenham duas contas pessoais, \u00e9 contra seus Termos de Servi\u00e7o. Se eles descobrirem que algu\u00e9m tem duas contas, eles fechar\u00e3o ambas. Mesmo se n\u00e3o fosse contra os termos, ter duas contas pode ser dif\u00edcil de manter. Voc\u00ea tem conte\u00fado suficiente para completar sua presen\u00e7a? Onde faria uma linha dividindo as duas? Qual conta voc\u00ea mostraria a seu amigo que trabalha em seu setor? Em vez de ter que delinear entre duas partes de sua vida, voc\u00ea deve aproveitar as configura\u00e7\u00f5es de privacidade robustas do Facebook.<\/p>\n

No lado profissional, o Facebook n\u00e3o faz restri\u00e7\u00f5es do tipo. Voc\u00ea pode criar v\u00e1rias p\u00e1ginas para sua empresa sem que a rede social perceba. Mas, voc\u00ea deveria?<\/p>\n

Para a maioria das empresas, n\u00e3o recomendamos. Com o pouco tempo que voc\u00ea tem dispon\u00edvel para empregar no Facebook, por que ficar t\u00e3o disperso apenas para manter v\u00e1rias p\u00e1ginas?<\/p>\n

Al\u00e9m disso, h\u00e1 muitos \u00f3timas op\u00e7\u00f5es para voc\u00ea. Primeiro, voc\u00ea pode\u00a0aproveitar as op\u00e7\u00f5es de direcionamento do Facebook\u00a0— para que n\u00e3o seja necess\u00e1rio enviar atualiza\u00e7\u00f5es para certos segmentos do seu p\u00fablico. Por isso, em vez de criar uma p\u00e1gina para um segmento de sua audi\u00eancia, \u00e9 poss\u00edvel publicar conte\u00fado ajustado para ser mostrado apenas a eles.<\/p>\n

Depois, se voc\u00ea tiver um grande p\u00fablico que vive no mundo inteiro, voc\u00ea pode pensar emimplantar uma p\u00e1gina global.\u00a0Se quiser ter uma p\u00e1gina global configurada,\u00a0\u00e9 necess\u00e1rio entrar em contato diretamente com o Facebook.\u00a0(Grande revela\u00e7\u00e3o: ser\u00e1 necess\u00e1rio possuir um grande or\u00e7amento em an\u00fancios no Facebook para isso acontecer).<\/p>\n

Em resumo: simplifique as coisas. N\u00e3o crie mais contas e p\u00e1ginas do que s\u00e3o necess\u00e1rias.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Por Rodrigo Souto –\u00a0Gerente de Marketing da HubSpot no Brasil. Treze erros para se evitar no Facebook 1) N\u00e3o crie um perfil em vez de uma p\u00e1gina para sua empresa. Isso parece \u00f3bvio, mas voc\u00ea ficaria surpreso com o n\u00famero de pessoas que cometem esse erro. 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